0800 042 0687
Facebook Linkedin Instagram Youtube Pinterest
0800 042 0687
Facebook Linkedin Instagram Youtube Pinterest

Rodapés para casa e ambientes comerciais

O acabamento é fundamental em uma construção! São detalhes que fazem toda a diferença quando estamos em um ambiente. Um deles é o rodapé, que fica naquele espaço pequeno entre a parede e o piso. 

A aplicação do rodapé, além de cobrir os desníveis que possam existir entre o piso e a parede, forma um pequeno vão. Por sua vez, ele protege (e muito bem) a pintura da parede e evita acúmulo de poeira e umidade nos cantos dos ambientes. O rodapé para pisos possui ainda um importante papel decorativo – quando colocado corretamente, causa grande impacto na decoração e traz toda a elegância.

Atualmente, no mercado existe uma grande variedade de materiais e estilos de rodapé. A escolha precisa levar em consideração, principalmente, as necessidades do espaço. Por exemplo, a presença de umidade afeta a escolha do material adequado, assim como o alto fluxo de pessoas que transitam no espaço.

Uma coisa é certa: não existe um modelo ideal de rodapé, tamanho padrão ou o jeito certo de combinar com os demais elementos do ambiente. O que existe são as diversas formas de utilizá-lo, com mais discrição ou mais ousadia. Depende do gosto! 🙂

Como escolher o tamanho do rodapé?

Por muito tempo, o mais utilizado foi o rodapé de 7 cm de altura. Hoje, a versão mais popular é a de 15 cm, mas com variações entre 10 a 25 cm. De forma geral, há uma regrinha: rodapé alto pede pé-direito alto – desta forma fica melhor distribuído o espaço entre o piso e o teto. Em espaços amplos, com pé-direito alto, os rodapés podem ser grandes e se destacar, até mesmo com recortes para encaixe das tomadas.

Para ambientes pequenos, a dica de ouro: se desejar apostar em um rodapé grande, mantenha a cor da parede. Desta maneira o ambiente não ficará achatado. Avalie com cuidado!

Como escolher a cor do rodapé e combiná-lo com o espaço?

Clássico e sem erros: aposte no mesmo tom do piso, soleira ou portas. O rodapé precisa sempre estar harmônico às portas e batentes. Também se pode deixar o rodapé em destaque – o contraste entre rodapés claros e paredes escuras é bastante usado. O rodapé branco é coringa, combina com quase tudo.

Como escolher o material do rodapé?

Em áreas molhadas, como banheiro e cozinha, não podem receber o clássico rodapé em MDF (ideal para áreas secas), pois eles estufam em contato com líquidos. Aposte em rodapé de isopor reciclado

Existem também uma outra variedade de materiais para o rodapé: porcelanato, mármore, gesso, poliestireno, madeira e granito. Comprar o mesmo rodapé para todos os cômodos é muito prático e econômico.


RJ ES
FALE CONOSCO

Rua Pesqueira 118 | Bonsucesso - RJ - CEP 21041-150
Rio de Janeiro - 0800 042 0687 | (21) 96461-7234

Av. Leitão da Silva 1311 | Vitória - ES - CEP 29046-005
Espírito Santo - 0800 042 0687 | (27) 99916-6079

TODOS DIREITOS RESERVADOS PARA FAST DECOR