Drywall: características, vantagens e como usar

Ecologicamente atrativo, o Drywall, também conhecido como gesso acartonado, setornou um dos sistemas mais  procurados na hora de construir ou reformar um ambiente. Suas chapas de gesso, aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado, formam um sistema construtivo leve, de fácil montagem com ótimo custo-benefício quando comparado à alvenaria.

A construção a seco torna a obra mais limpa, pois gera menos entulho e resíduos. Podemos comparar em peso de materiais, a alvenaria gera cerca de 20% de resíduos enquanto o Drywall produz apenas 5%. E o melhor: pode ser utilizado em paredes internas, forros e tetos, revestimentos e detalhes arquitetônicos como por exemplo, estantes, nichos, sancas e outras soluções modernas e inteligentes, para quem deseja renovar ou modificar algo.

Vamos a algumas dicas sobre Drywall!

AMBIENTES | A CHAPA DE DRYWALL IDEAL PARA CADA ESPAÇO

ÁREAS SECAS
Paredes, tetos e revestimentos.

Indicada para uso geral, a CHAPA BRANCA pode ser utilizada em paredes, tetos e revestimentos de áreas secas. Esse material de fechamento é flexível e possibilita o curvamento. Com fácil manuseio durante a instalação, a chapa branca de Drywall é excelente para projetos de iluminação e instalação de ar condicionado.

ÁREAS ÚMIDAS
Cozinhas domésticas ou industriais, copas, banheiros, lavabos, lavanderias, varandas, refeitórios, vestiários e espaços similares.

A CHAPA VERDE, que também pode ser chamada de “chapa de Drywall Resistente à umidade (RU)”, contém em sua composição, elementos hidrofugantes, que repelem a água, protegendo assim o sistema de Drywall contra respingos, escorrimento de água e contra o vapor d’água condensado. É ideal para ambientes que serão instalados revestimentos, como azulejos, porcelanato, revestimentos fenólicos e pintura com tinta epóxi.

ÁREAS QUE PRECISAM TER MAIOR RESISTÊNCIA AO FOGO
Salas de TI e servidores, rotas de fuga e saídas de emergência, corredores, caixas de escadas, bunkers, galpões industriais e comerciais, escadas com necessidade de proteção ao fogo.

Trazendo em sua composição elementos como vermiculita e fibra de vidro, a CHAPA ROSA, de Drywall Resistente ao fogo (RF), possui a capacidade de retardar a propagação das chamas e aumentar a sua resistência ao fogo. Para isso, segue a norma ABNT NBR 14715:2010 e seu comportamento, no caso de incêndio, atende às exigências do Corpo de Bombeiros.

 

VANTAGENS | USO DO DRYWALL

 

  1. Confecção de paredes: por haver no mercado, hoje, chapas mais finas o Drywall oferece a possibilidade de construir de paredes retas ou curvas, para projetos ainda mais arrojados. Ou até mesmo a construção de sancas de Drywall.
  2.  Conforto acústico: é possível conquistar diferentes níveis de isolamento acústico.Para ambientes como, por exemplo, cinema e home theater, que necessitam de maior isolamento, o uso da lã mineral entre as chapas ou o uso de uma chapa de Drywall com maior massa potencializam o desempenho. Já para escritórios, por exemplo, existem chapas que podem reduzir o eco para que a comunicação entre as pessoas seja facilitada.
  3.  Flexibilidade de layout: pode-se utilizar as chapas de Drywall para novas construções, reformas ou retrofit. A leveza do sistema de Drywall é um dos fatores que mais contribui para flexibilizar a aplicação e modular ambientes, sendo muito utilizado para ampliar um quarto, dividir uma sala ou para criar um novo espaço.
  4. Ganho de área útil e acabamento final: Por ser produzido industrialmente, o sistema Drywall possui melhor precisão dimensional – tendo ganho de até 4% em área útil. O acabamento final das paredes é superior se comparado ao acabamento com argamassa (reboco), pois as superfícies das chapas de drywall são mais lisas, sem imperfeições – o que reduz o custo de preparação para a pintura.


Abrir chat
Olá, posso ajudar?
Facebook Linkedin Instagram

Rua Pesqueira 118 | Bonsucesso CEP 21041-150
Rio de Janeiro - (21) 3442 7663 | (21) 96461-7234

TODOS DIREITOS RESERVADOS PARA FAST DECOR